sexta-feira, 21 de junho de 2013

ROUPAS INDIANAS

Dhote é um tipo de vestimenta usado por vários homens na India, Paquistão, Bangladesh e Nepal. É um pedaço retangular de pano sem costura, geralmente em torno de 4,5 metros de comprimento, acondicionada em torno da cintura e as pernas e amarrado na cintura, semelhante a uma longa saia .







A kurta ,(também Kurti para uma versão mais curta para as mulheres) é um item tradicional de roupas usadas no Paquistão, Índia, Nepal, Bangladesh e Sri Lanka. É uma camisa solta caindo imediatamente acima ou em algum lugar abaixo dos joelhos, e é usada por homens. Eles eram tradicionalmente usam com um calça folgada (kurta-paijama), solto ajustadas shalwars, semi-apertado (larga da cintura até os joelhos, e apertado do joelhos aos tornozelos churidars, ou envolto em torno dhotis; mas agora também são usados ​​com jeans,  Kurtas são usados ​​tanto no dioa a dia casual, como formal.
As mulheres usam Kurtis como blusas, geralmente sobre jeans. Estes Kurtis são tipicamente menor do que as vestes tradicionais e feitas com materiais mais leves, como as usadas em costura kameez.
Kurtas importadas eram moda nos anos 1960 e 1970, como um elemento de moda hippie, e agora estão novamente na moda. Mulheres do Sul da Ásia também podem usar esta adaptação ocidental de moda do sul da Ásia.



Salwar possuem  um cordão ou um elástico na cintura. As calças podem ser largas ou mais estreitas, e até mesmo feito de tecido cortado em viés.
O kameez normalmente é cortada reta e plana; mais kameez usam cortes tradicionais. Gosto e habilidade do alfaiate são indicados geralmente, não no corte em geral, mas na forma de linha do pescoço e a decoração do kameez. Versões modernas do kameez feminino pode ser muito menos modesta do que as versões tradicionais. O kameez pode ser cortada com um decote profundo, costurados em tecidos diáfanos, ou estilo de cap-manga ou sem manga. As costuras laterais kameez pode ser cindido para a coxa ou até a cintura, e pode ser usado com salwar cobrindo os quadris. Quando uma mulher usa um kameez semi-transparente (principalmente como um vestido de festa), ela usa um choli.
Quando as mulheres usam o kameez, eles costumam usar um cachecol ou xale chamado dupatta ao redor da cabeça ou pescoço. Para as mulheres
muçulmanas, a dupatta é uma alternativa menos rigorosa para o chador ou burka (ver também hijab). Para as Sikh e Hindu (especialmente as do norte da Índia, onde o kameez é mais popular), a dupatta é útil quando a cabeça deve ser coberta, como em um Gurdwara. em um templo, ou a presença de pessoas mais velhas. Para outras mulheres, o dupatta é simplesmente um acessório elegante que pode ser usado sobre um ombro ou envolto em torno do tórax e sobre os ombros.
O salwar kameez é por vezes conhecido como "terno Punjabi", na Grã-Bretanha e no Canadá. Na Grã-Bretanha, especialmente durante as últimas duas décadas, a peça foi transformada a partir de uma peça de roupa todos os dias usado por mulheres imigrantes do sul da Ásia do região de Punjab.
Na Índia, a peça foi originalmente confinado para o Norte, mas como uma alternativa conveniente e modesto para um sari - e também como aquele que lisonjeia praticamente qualquer tipo de corpo - tornou-se popular em todo o país. Ao variar o tecido, a cor e o nível de bordados e decoração, o salwar-kameez pode ser formal, casual, vistoso, ou simples, e ela também pode ser feita para atender praticamente todos os climas.


O sari ou saree é uma tira de pano, usado por mulheres, variando de quatro a nove metros de comprimento que está envolto sobre o corpo em vários estilos, que é nativa do subcontinente indiano.A palavra sari é derivada do sânscrito शाटी Sati, que significa "faixa de pano" e que foi corrompido para Sari em hindi. Ele é muito popular na Índia, Bangladesh, Paquistão, Nepal, Sri Lanka, Butão, Birmânia, Malásia e Cingapura. O estilo mais comum é para o sari para ser enrolado em torno da cintura, com uma extremidade em seguida, estendida sobre o ombro, mostrando a barriga. 

O sari é geralmente usado sobre uma saia (chamado lehenga no norte do país, langa, pavada ou pavadai no sul; chaniyo, Parkar, ghaghra ou ghagaro no oeste, e shaya no leste da Índia), com uma blusa conhecido como um Choli ou Ravika formando o vestuário superior. A blusa tem mangas curtas e uma baixa do pescoço e geralmente é cortado na cintura, e como tal é particularmente adequado para uso nos verões sensuais do Sul da Ásia. 
Cholis pode ser sem encosto ou de um estilo pescoço halter. Estes são geralmente mais vistoso, com abundância de enfeites, como espelhos ou bordados, e pode ser usado em ocasiões especiais. O sari desenvolvido como uma peça de sua própria tanto do Sul e Norte da Índia em torno do mesmo tempo, e é na cultura popular um epítome da cultura indiana.

Sherwani é um longo casaco-como roupa usada no Sul da Ásia, muito semelhante a um achkan ou gibão. Sherwani originou-se como uma fusão do shalwar kameez com a sobrecasaca britânico. Foi tradicionalmente associada à aristocracia muçulmana do norte do subcontinente indiano. A aristocracia Rajput teve posteriormente adotaram. Ele é usado sobre o Kurta e Churidar, Khara pijama, um shalwar. Ele pode ser distinguida da achkan pelo fato de que muitas vezes é feito a partir de tecidos mais pesados, adequando, e pela presença de um forro. Achkans e sherwanis são usados ​​por muitos noivos indianos, paquistaneses e Bangladesh.




Ghagra choli, que também é conhecido como Lehenga choli, é a roupa
tradicional das mulheres em Rajasthan,Gujarat,Madhya Pradesh, Uttar Pradesh, Bihar, Sindh, Haryana, Himachal Pradesh e Uttarakhand. Era o traje tradicional das mulheres no Punjab antes do advento do kameez. É uma combinação roupa de um Lehenga, apertado Choli e Dupatta.

Um comentário:

  1. Muito bacana o "Sherwani"... Quem dera poder vestir assim... Fico imaginando como aquela gola é costurada de tão perfeita....

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.