Todos sempre me perguntam o significado da minha tatoo, pois bem, eu sou neta de egípcios e tenho uma forte ligação com tudo que vem da parte árabe do mundo, quando vi o simbolo que o cantor Prince usava, vi q era uma forma mais moderna do simbolo egípcio Ankh. Amei e resolvi fazer, pois para mim tatoo tem como obrigação ter um sentido para a pessoa fixar para sempre no corpo. Meus ancestrais ja usavam isso como meio de deixar perpetuar algo significativo.
Tenho 3 tatoos, a primeira feita quando eu tinha 18 anos, uma cabeça de um unicórnio,no tornozelo, a segunda a Ankh, nas costas, e a terceira os nomes de minhas filhas com nosso sobrenome KHATER em árabe no meu ante braço. Aqui vai o significado de Ankh:
Ankh, (pronuncia-se "anak") conhecida também como cruz ansata, era na escrita hieroglífica egípcia o símbolo da vida. Conhecido também como símbolo da vida eterna. Os egípcios a usavam para indicar a vida após a morte.
A alça oval que compõe o ankh sugere um cordão entrelaçado com as duas pontas opostas que significam os princípios feminino e masculino, fundamentais para a criação da vida. Em outras interpretações, representa a união entre as divindades Osíris e Ísis, que proporcionava a cheia periódica do Nilo, fundamental para a sobrevivência da civilização. Neste caso, o ciclo previsível e inalterável das águas era atribuído ao conceito de reencarnação, uma das principais características da crença egípcia. A linha vertical que desce exatamente do centro do laço é o ponto de intersecção dos pólos, e representa o fruto da união entre os opostos.
O ankh também foi incluído na simbologia da Ordem Rosa-Cruz, representando a união entre o reino do céu e a terra. Em outras situações, está associado aos vampiros, em mais uma atribuição à longevidade e imortalidade. Ainda encontra-se como uma alusão ao nascente-poente do Sol, simbolizando novamente o ciclo vital da natureza.
E diziam também que quem usa-se este simbolo em algum lugar do corpo, estaria protegido pelos deuses egípcios.