quinta-feira, 5 de novembro de 2009

CULTURA INDIANA

Hoje vou falar sobre algumas curisidades da milenar cultura indiana. Achei na net algumas coisas interessantes para quem gosta e se interessa sobre tudo da India.
Na verdade conhecimento nunca é demais, e para nós que temos uma ligação com qualquer coisa que seja, como namorados, amores, maridos, amigos, etc, sempre temos que ficar antenadas a todas as informações.


Principais símbolos:
Deepak – é uma lamparina, tradicionalmente feita de cerâmica, que representa o corpo humano, porque assim como o barro, também viemos da terra. O óleo é queimado nela, como um símbolo do poder da vida. Uma deepak traz-nos a mensagem de que, toda pessoa, no mundo, deve remover a escuridão da ignorância, fazendo o seu próprio trabalho, ou seja, lutando pela sua espiritualidade.




Om – representa o poder de Brahma, pois é o som da criação, o princípio universal, entoado no começo de todos os mantras. Dizem que esse som permeia o cosmos. É o número um do alfabeto, é o zero que dá valor aos números, é o som da meditação.









Flor de lótus – presente em muitas imagens, devido ao fato de crescer na água pantanosa e suja, jamais afetada por ela, ensina-nos, que devemos ficar acima do mundo material, apesar de viver nele. As centenas de pétalas do lótus representam a cultura da “unidade na diversidade”.








Swastica – embora pareça ter laços com o nazismo, é na verdade um símbolo de auspiciosidade, bem-estar e prosperidade. Sendo vista como uma bênção.








Divindades – com seus muitos braços, cada um deles carregando objetos ou armas, símbolos em si (como o lotus, o livro) indicam as direções. A maioria representa os quatro pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste.








Ashrama significa a vida do indiano, que é dividida em quatro fases:
  • a infância ;
  • a juventude (que é absolutamente devotada aos estudos, não existindo namoro nessa fase) ;
    o tempo de se constituir família que é pela tradição, arranjada pelos pais (hábito que está caindo em desuso, aos poucos);
  • a velhice, época em que a vida é dedicada à realização espiritual.


Taj Mahal – é o maior cartão postal indiano (palácio apresentado na abertura da novela). É uma construção muçulmana, um monumento ao amor, construído por certo rei para sua amada, que morreu prematuramente. É uma das maravilhas do mundo, feito com mármore branco e ricamente decorado com pedras preciosas.








A dança indiana é conhecida e aclamada em todo o mundo. Nela se incluem elementos descritivos, onde são narradas aventuras de deuses e heróis míticos. É muito rica em gestualidade e de extrema leveza.










São esses os principais instrumentos indianos:

de cordas – tambura (tampura);
de sopro – flautas e uma espécie de oboé;
os mais importantes tambores – o mridangam e o tabla;
o tala é o gongo indiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.